sexta-feira, 12 de novembro de 2010

RED - Aposentados e Perigosos


Ação e bom humor. Assim pode ser resumido “RED – Aposentados e Perigosos” (“RED”), longa-metragem que estreia nesta sexta-feira, 12 de novembro, nos cinemas. Para começar, RED nada tem a ver com a cor vermelha, em inglês, mas uma sigla: “Retired Extremely Dangerous”, ou em português: “aposentado extremamente perigoso”.

Pronto. Com essa definição, fica mais fácil entender o que virá pela frente. Na trama, o ator Bruce Willis é Frank Moses, agente especial da CIA (aposentado, claro) e tenta viver uma vida tranquila. Por telefone, conversa com Sarah (Mary-Louise Parker), uma mulher que trabalha no equivalente ao nosso INSS e dá atenção aos seus telefonemas por se sentir extremamente carente. No entanto, no dia em que os dois resolvem se conhecer (mesmo que ela não saiba), ele vai ao seu encontro para protegê-la, pois um esquadrão da Agência tenta matá-lo.

Além de manter Sarah segura, Moses trata também de reencontrar seus antigos “colegas” de trabalho para se defender. É quando vai buscar os aposentados Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren), que costumavam ser os maiores agentes da CIA. No entanto, os segredos que eles guardam fez com que se tornassem alvos da própria agência.

A partir de então, começa a correria, os tiros e as perseguições no longa baseado na graphic novel da DC Comics escrita por Warren Ellis e Cully Hamner. No cinema, a direção ficou a cargo de Robert Schwentke (de “Plano de Vôo”) e o roteiro foi escrito a quatro mãos: Jon Hoeber e Erich Hoeber.

A certa altura, é o bem contra o mal: William Cooper (Karl Urban), um arrumadinho agente da CIA que recebe a ordem de matar Frank, o aposentado espião russo Ivan (Brian Cox) e Alexander Dunning (Richard Dreyfuss) milionário que constrói a sua fortuna através de contratos lucrativos do governo, além de Cynthia Wilkes (Rebecca Pidgeon), assistente de Cooper.

Armados até os dentes, os aposentados vão mostrar, claro, habilidade para se defender e atacar, além de descobrir quem, de fato, está atrás de Moses e por quê. Destaque fica mesmo para as tiradas de sarro e para as atuações impagáveis de John Malkovich que, mais uma vez, interpreta um esquisitão, além de Morgan Freeman. Helen Mirren, a inglesa que interpretou a rainha Elizabeth no cinema, vive a ex-agente e que pode, sim, manejar as armas potentes, fugir dos bandidos e, claro, fazer a plateia rir.

Embora a graphic novel seja violenta e policial, o filme “RED” tem a estrutura mais voltada para a ação e a comédia. Ou seja: comunhão perfeita para levar as multidões ao cinema, principalmente aqueles que querem levar a pipoca e se divertir.

Nenhum comentário: