sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Investimento em novos formatos de cinema

Sala Prime, no Shopping Cidade Jardim

Para conquistar ainda mais os espectadores, os cinemas investiram em novas tecnologias. Seja um som melhor, seja a versão 3D, salas premium com poltronas que praticamente viram uma cama e ainda com serviço de restaurante. sasco, a Rede Cinemark inaugurou seu 51º complexo no Shopping União e a novidade é a sala XD (Extreme Digital Cinema), que possui tela gigante e está equipada com a tecnologia de projeção digital em 3D. Uma das salas, aliás, tem a certificação THX (Tom Holman eXperiment - o experimento de Tom Holman -, nome do criador do padrão), empresa de George Lucas, diretor de “Star Wars”.

“A sala permite exibir vários formatos de filmes, sobretudo o 3D, em uma tela gigante e com um som ultra-potente. É uma experiência que envolve todos os sentidos do espectador ampliando a sensação de estar realmente dentro do filme”, afirma Marcelo Bertini, presidente da Rede Cinemark Brasil.

A Cinemark está no Brasil desde 1997 e foi a primeira rede a lançar a sala 3D na América do Sul, no Shopping Eldorado, em 2006. No Shopping Bourbon Pompéia, o Unibanco Arteplex é o único complexo que possui outro diferencial: a sala Imax, a mais moderna experiência cinematográfica do mundo. A tela tem maior resolução que as convencionais e possui 14 metros de altura e 21 metros de comprimento – o mesmo que um edifício de cinco andares.

Para se ter uma ideia de comparação, os outros cinemas possuem, no máximo, 8 metros de largura por 18 metros de comprimento. Um dos primeiros filmes exibidos neste formato foi “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. Dia 6 de agosto estreou o filme do mesmo diretor, Christopher Nolan: “A Origem”. Em “Batman”, algumas cenas foram filmadas em 70mm, ao invés do uso dos tradicionais 35mm.

França
A França também aposta em nova tecnologia para conquistar o espectador. Uma tela gigante de 21 metros de largura e 11 metros de altura, com imagens nítidas com cores vivas e uma sensação de total imersão. A sala do Pathé Quai d'Ivry (no 13eme arrondissement) tem 565 lugares e foi equipada com Imax 3D. No complexo Disney, o cinema Gaumont Disney Village também tem uma sala Imax com 575 lugares e a tela de 25 metros por 14 metros. Na era da tevê HD e 3D, do home theater e do iPad, as salas apostam em tecnologia de ponta para conquistar o cliente.

Pensando nisso, muitos cinemas antigos só terão a fachada, pois serão reformados para ganhar, inclusive, o modelo stadium. E no início de 2010 um Pathé de 10 salas será inaugurado no 15 arrondissement: será o primeiro Imax implantado no coração de Paris.

Mais conforto
No Shopping Cidade Jardim, há quatro salas Prime com poltronas como as da classe executiva de avião, com lugares marcados, love seat (o apoio para o braço se levanta) reclináveis e com descanso para os pés, além do lounge exclusivo. O cliente que paga R$ 49 (aos finais de semana após às 17h) tem também serviço de bar com cardápio especial, como pipocas salgadas e doces que ganharam coberturas especiais, os blends do Café Suplicy, harmonização dos vinhos e espumantes com petiscos, feitos pelos sommeliers da World Wine e água italiana San Pellegrino.

Na parte de petiscos, bolinho asiago com molho de tomate, ciabatta com recheio de pasta de peru e ciabatta com recheio de presunto e queijo. Para a sobremesa, petit gateau de chocolate, churros com doce de leite e bolas de sorvete Häagen-Dazs.

Eu prefiro passar essas opções e deixar para aproveitar as guloseimas no restaurante. Afinal, cinema e boa comida merecem toda a minha atenção: são duas coisas que precisam ser apreciadas com cuidado. E separadamente.

Nenhum comentário: