segunda-feira, 22 de junho de 2009

Improvável

A multidão que se abarrota todas as quintas-feiras em frente ao Teatro Tuca, não está lá sem propósito. Como é possível constatar a partir da interação entre o ator e a plateia, a maioria que comprou o ingresso com antecedência (haja vista que quem quiser ir assistir é preciso se programar para junho) verificou antes sobre o que se trata o espetáculo no site de vídeos YouTube.


Se você não faz ideia do que estou falando, caro leitor, trata-se do maior sucesso de crítica, público e acessos virtuais poucas vezes antes visto (4 milhões de acessos por mês): “Improvável”. Apresentado pela Cia. Barbixas de Humor, o show, influenciado pelo programa “Whose Line is it Anyway?”, era mensal e passou a ser semanal um ano depois, tamanha a procura. Se ainda assim você está se perguntando se vale a pena conferir esse espetáculo se existem vídeos disponíveis pela internet (de graça, vale lembrar), categoricamente eu digo: sim, vale, e muito.


Isso porque, como já diz o nome que batiza o espetáculo, cada apresentação é diferente. Ou seja, cada história contada é diferente (embora seja dividida em categorias) e os atores contam com a ajuda do público para montar cada esquete que dura cerca de dez minutos, fazendo da interatividade o mote da apresentação.


Funciona assim: os criadores Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna convidam, para cada apresentação, um mestre de cerimônia e um ator que aumentará o coro do elenco. Entre os convidados que já passaram por lá, para se ter uma ideia, estão os integrantes do programa da Band, “CQC”, como Marcelo Tas, Rafinha Bastos, Marco Luque, Oscar Filho, que levam o humor como uma das principais características do programa que apresentam semanalmente na Band. E, com ajuda do público, eles montam uma história a partir de um lugar que a plateia sugere, um esporte, ou, por exemplo, uma ação, como foi quando eu ocupei uma das poltronas. Então, os jogadores, como são chamados, precisam construir uma história com a ação sugerida por alguém que, no caso, foi “cantar”.


Outro jogo imperdível e improvável é o das Frases, que são escritas pelos presentes quando chegam e os papeis são colocados em um baú. Então, o jogador sorteia e, em determinado momento, leem uma e depois a outra. Como eles não sabem o que vão ler, é tudo improvável e o riso é certeiro (ou não).


No início do espetáculo, que começou, quando eu fui, com sete minutos de atraso (!), o mestre de cerimônia entra, saúda a plateia e começa a explicar como será. Ele também prepara o público para interagir e tenta conhecer quem são as pessoas que estão ali (foi aí que descobrimos que a maioria já havia assistido às esquetes na internet). Então, entram os outros integrantes e o outro ator convidado. Na ocasião do dia 30 de maio estavam Marcio Ballas como mestre de cerimônia e Marco Gonçalves como convidado. Entre os destaques, o jogo do Transforma (quando é preciso trocar com o ator que parou em determinada posição) e o imbatível jogo do Troca. Na apresentação foi feita a primeira vez o jogo do Cinco Capítulos: hilário.


Uma das coisas mais interessantes é a capacidade de improviso dos atores, que é indiscutível, mas também de como eles aproveitam as situações do cotidiano para inserir nos esquetes, como foi quando eles apareceram no palco vestindo máscara no rosto lembrando do início da epidemia da gripe suína. E, como se tratava de uma apresentação na véspera de feriado (do dia 1º de maio), o mestre entrou e pediu para que fizéssemos uma corrente em prol das pessoas que deveriam estar na Marginal do Tietê naquele momento tentando pegar a estrada. Divertidíssimo.


“Improvável” é um dos mais prestigiados shows de humor em cartaz na cidade. É o típico humor com inteligência, que cativa principalmente o público jovem. Embora não exista limite para o “palavrão”, as encenações são engraçadas principalmente porque os atores não têm puderes para interpretar qualquer que seja a situação, além de eles terem preparo reconhecível quando se fala em criatividade e improviso. Então, não perca tempo: corra para a internet para entender melhor o espetáculo e separe uma data para conferir de perto. Vale a pena, é imperdível.

Nenhum comentário: