quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Duquesa

É mais uma história baseada na vida real. "A Duquesa" ("The Duchess"), longa-metragem que estréia nos cinemas nesta sexta-feira, dia 21 de novembro, conta sobre a duquesa de Devonshire, Georgiana Spencer (Keira Knightley), mulher que se tornou uma das primeiras celebridades do mundo, adorada por todos os ingleses.

Ambientado na Inglaterra do século 18, o filme inicia quando damas da sociedade estão no jardim da grande propriedade onde vive Georgiana, já que elas vão torcer na corrida dos rapazes.

Quando entra em casa, recebe a notícia que o duque de Devonshire (Ralph Fiennes) quer se casar com ela. Daí pra frente, a personagem que dá nome ao filme mostra que ela se torna ícone da sociedade daquele tempo, desenha seus próprios vestidos e tudo o que veste vira moda, e sua popularidade é capaz de, inclusive, eleger políticos que se candidatam a cargos públicos.

Outras histórias de reis e rainhas, principalmente, já foram contadas recentemente no cinema, como é o caso da rainha da França, Maria Antonieta (cujo filme recebe o mesmo nome e é dirigido por Sofia Coppola), e da britânica rainha Elizabeth. Essa, aliás, em vá-rias fases, como em: "Elizabeth" e "Elizabeth - A Era de Ouro", ambos papéis vividos por Cate Blanchett, "A Rainha", interpretada por Helen Mirren. Em "A Outra", que trata do momento no qual o rei da Inglaterra, Henrique VII, os papéis das irmãs Bolena foram vividos por Scarlett Johansson e Natalie Portman.

Keira Knightley, a bela de "Desejo e Reparação" e da trilogia "Piratas do Caribe", interpreta uma mulher jovem, cheia de fibra, que enfrenta as inúmeras traições do marido, mesmo calada, principalmente quando ele se envolve com sua melhor amiga, Bess (Hayley Atwell, de "O Sonho de Cassandra"). Por sofrer com o desamor do marido, Georgiana se envolve com Charles Grey (Dominic Cooper) e é obrigada a ouvir insultos do marido por ter parido duas filhas mulheres, e não homens, como era de seu desejo (e de todos os outros homens daquela época).

O duque, interpretado por Fiennes (irreconhecível em "Harry Potter e a Ordem da Fênix" e prestigiado em "O Jardineiro Fiel"), faz o tipo machista, que tem amantes, e nega amor à sua esposa. Como a sociedade local percebe, ele é o único que não dá a atenção que ela merece, ainda que todos a idolatrem, gostem dela e a respeitem.

Com direção de Saul Dibb ("Bullet Boys - Sem Perdão") e roteiro de Jeffrey Hatcher, o longa é baseado no livro "Georgiana: Duchess of Devon- shire", de Amanda Foreman, publicado em 1998.

"A Duquesa" é um belíssimo filme, delicado, muitas vezes emocionante e consegue tocar o espectador contando uma história de época com linda direção de arte, boas interpretações, diálogos bem-construídos. Uma produção que não pode passar despercebida, principalmente na tela grande do cinema.

----
Também no CineNET


Nenhum comentário: