terça-feira, 28 de outubro de 2008

Chile

Já do avião, no vôo de pouco mais de três horas que separa São Paulo de Santiago, capital do Chile, já é possível avistar a majestosa Cordilheira dos Andes. E em diversos ângulos da cidade também é possível vê-la, contemplá-la e, se você resolver esticar o passeio, pode subir as suas montanhas .

Por ser uma faixa estreita e comprida, na América do Sul (4.300 quilômetros de norte a sul e 175 quilômetros de largura máxima), o Chile possui de tudo um pouco: neve, praia e deserto.Santiago, que está a 520 metros de altura, mas, por ser um vale, é plana, permite ao visitante passeios a pé. Por conta dos longos congestionamentos que costumam se formar, andar a pé é a melhor opção, mas há alternativas, como os táxis, que custam razoavelmente pouco, e o metrô.


No Centro da cidade, é possível conhecer o Palacio La Moneda, sede da presidência do Chile, onde fica Michelle Bachelet, a primeira presidente mulher do país. Lá também foi cenário do golpe liderado por Pinochet em 1973, que depôs Salvador Allende.


As ruas são históricas e lembram o centro de São Paulo, já que as fachadas estão conservadas. Entre uma ruela e outra, é possível dar uma paradinha para tomar um café no Starbucks, por exemplo, ou até mesmo aproveitar para apreciar um alfajor do argentino Havana Café.


Ainda no Centro, está a Catedral de Santiago, que possui estátua de madeira de São Francisco Xavier esculpida no período colonial. A igreja foi construída em no século 16, mas, por conta do terremoto, a estrutura de adobe veio abaixo. A fachada atual foi erguida em 1789. O Museo Historico Nacional está bem ao lado e as 18 salas estão construídas ao redor do pátio central, ao ar livre. O prédio, de 1808, sediou a primeira reunião do Congresso Nacional.


Outro passeio interessante é o Cerro San Cristóbal, com 300 metros de altura. Para chegar até o alto, de onde é possível avistar boa parte da cidade, é preciso ir de teleférico. Ao todo, são três paradas onde o visitante pode descer e continuar a “escalada” entre a vegetação. Essa parte, aliás, já que o bondinho passa pelo meio da mata nativa, é um pouco incômoda.


No último estágio está mais um desafio: escadarias levam o visitante à imensa estátua da Virgem Maria. A escadaria, aliás, lembra a basílica Sacré-Coeur, em Montmartre, em Paris, mas na capital francesa o visitante pode escolher entre ir de funicular ou pagar os pecados já no trajeto. A basílica e gruta de Lourdes também valem a visita. Ainda no Cerro há a Casa de la Cultura, com espetáculos musicais gratuitos, o Observatório Astronômico da Universidade Católica e o Zoológico municipal com centenas de espécies animais. Do alto do Cerro Santa Lucía é possível avistar a Cordilheira dos Andes e também as mansões construídas por ali.Providencia é o bairro boêmio da cidade, assim como o agitado Bellavista. Aos finais de semana, à noite, por exemplo, os chilenos saem de casa e sentam-se em mesas de bares que ficam do lado de fora. Assim, eles aproveitam para apreciar um bom vinho sob a luz das estrelas. Boa bebida também é o pisco sauer, aguardente de uva.

Aconchegante, o Cinema Paradiso, em Providencia, é um restaurante italiano onde se pode apreciar uma deliciosa massa, bem servida, e beber um vinho saboroso. Rústica, a decoração contempla tijolos à vista, poltronas de veludo, garrafas de vinho espalhadas, luz de velas e um bar de onde saem drinques preparados pelos barmen da casa. O som (rock ou algo moderno) atrai público entre 30 e 40 anos.


No mesmo bairro, o Parque de las Esculturas possui 30 obras de artistas chilenos, e é onde os moradores da cidade costumam passear.No Bellavista, a Rua Alonso de Córdova possui lojas fantásticas para quem curte moda, como Burberry London, Emporio Armani, Longchamp, L’Occitane, Ermenegildo Zegna...

Se em Buenos Aires, na Argentina, comer bem significa ir a uma boa churrascaria, Santiago oferece o Mercado Central, centro de distribuição dos frutos do mar chilenos. O local possui bastante oferta de peixes e frutos do mar por sua qualidade e variedade de ofertas, já que o mar está próximo e a corrente de água gelada que banha o litoral chileno.


Em Santiago, os museus também estão espalhados por vários locais. Mais que por seu conteúdo, o de Bellas Artes vale por sua arquitetura, e por seu prédio ser histórico, já que foi inaugurado em 1910.


O shopping Parque Arauco, onde é vendido o passe para Valle Nevado (leia mais abaixo) já é um passeio. Além de ser o maior shopping do país, há um grande centro de entretenimento, como cinema, teatro, boliche e restaurantes ao ar livre. Souvenires ideais são as peças de lápis-lazúli, pedra que só existe no Chile e no Afeganistão.


Embora os brasileiros sejam bem-recebidos em Santiago, e eles estejam aos montes na cidade, principalmente porque o dólar estava baixo, pela facilidade do idioma e pela proximidade da cidade, ainda é preciso tomar alguns cuidados com a segurança. A policia local já percebeu e espalha propaganda avisando para os moradores e visitantes ficarem atentos aos seus aparelhos celulares. Mas uma dica é importantíssima, embora pareça tola: Corrente de ouro é melhor evitar mostrar. E bom passeio.


Passeios


Por ser um grande produtor de vinho por conta do clima ideal para o plantio da uva, muitas vinícolas, como a Concha y Toro, mantêm programas de visitas com direito a degustação e acompanhamento de guias especializados.


Conhecer o litoral do lado do Oceano Pacífico é possível indo para Viña del Mar e Valparaíso. Valle Nevado e Portillo são estações de esqui e snowboard de primeira linha. Para se chegar ao Valle Nevado, há excursões pré-marcadas pelas agências de turismo, que podem ser conhecidas na recepção do hotel, geralmente. No entanto, uma boa dica é optar pelo transfer realizado pela agência Turistik Santiago, localizada próxima do shopping Parque Arauco. A passagem é mais barata (cerca de US$ 28 dólares contra US$ 65, da agência) e o aluguel dos equipamentos também sai mais em conta.


Um dos pontos baixos da viagem ao Valle Nevado é o excesso de curva, no qual muitos costumam enjoar. O trajeto lembra a serra de Taubaté, no litoral norte de São Paulo. Para subir, o motorista demora uma hora e dez e ele deve realizar 60 curvas bem fechadas. Nesta época do ano, porém, não há neve no caminho, mas a montanha fica toda coberta de gelo.


Quem não vai esquiar, não tem muito que fazer no local, principalmente porque os passeios se resumem aos hotéis locais, onde existem poucas lojas e restaurantes extremamente caros. No entanto, o fato de encontrar a neve já vale a visita e o esforço de se passar meio dia por ali, já que as descidas são feitas apenas após às 15h.


História


Santiago de la Nueva Extremadura foi fundada em 1541 pelo espanhol Pedro de Valdivia e em seguida foi saqueada e queimada pelos índios. A falta de ouro no Chile fez com que o país ficasse para segundo plano durante três séculos, até que os líderes declarassem a sua separação da Espanha em 18 de setembro de 1810, data celebrada todos os anos com fervor, o Dia da Independência.


Melhor época

Santiago é ensolarada no verão, de dezembro a março, e a temperatura varia de 21 ºC a 30 ºC. No inverno, as estações de esqui ficam cheias, mas a melhor época para esquiar é de junho a setembro. De maio a agosto, costuma chover e a temperatura dificilmente passa dos 10 ºC. Em setembro, as manhãs e as noites costumam ser frias, sendo necessário o uso de casacos, mas durante a tarde o sol esquenta, inclusive em Valle Nevado.

Nenhum comentário: