sexta-feira, 14 de março de 2008

Horton e o Mundo dos Quem!

Esqueça o tipo de longa-metragem de animação destinado aos adultos e crianças, como "Shrek", "Carros", "A Era do Gelo", caso você tenha mais que cinco anos de idade. "Horton e o Mundo dos Quem!" ("Horton Hears a Who!"), que estréia nesta sexta-feira, dia 14 de março, nos cinemas, é essencialmente destinado às crianças, embora a animação 3D seja extremamente bem cuidada. A história, baseada no livro do cartunista Dr. Seuss, publicado há 50 anos, tem produção do Blue Sky Studios, o mesmo responsável pela franquia "A Era do Gelo".

O filme conta a vida do elefante Horton (com voz de Jim Carrey, na versão original, mas no Brasil a maioria será de cópias dubladas), que é bastante brincalhão, vaidoso e vive ajeitando as suas orelhas em formas de chapéus e adereços.

O maior conflito, porém, acontece quando ele encontra uma partícula de poeira flutuando no ar, e descobre que lá dentro existe uma cidade chamada Quemlândia. A partir de então, ele carrega a partícula em cima de uma flor e começa a dialogar com o prefeito (voz de Steve Carell e Tom Cavalcante), que vive lá dentro.

Outra personagem interessante e engraçada é a canguru, que acha que Horton está doido e quer endoidar as crianças com suas especulações sobre a vida dentro da partícula. Ela, que carrega o filho dentro de sua bolsa, manda o filho voltar para o quarto sempre que ele coloca a cabeça para fora.

Daí para frente já dá para se ter uma noção do que o enredo mostrará, uma vez que não é preciso nem prestar muita atenção, pois o narrador faz questão de explicar o que está se passando na história. Cheio de lições de moral, a narrativa é sobre principalmente do fato de se precisar tratar bem as pessoas, mesmo que elas sejam bem menores que você – o típico tamanho não é documento.

Um dos pontos altos da fita é o visual, a animação com desenhos coloridos, os animais com sobrancelhas bem penteadas (!) e a cidade com uma infinidade de detalhes e texturas que só bons estúdios são capazes de (re)produzir e encantar.

O longa, que tem menos de 90 minutos de duração, tem direção de Jimmy Hayward e Steve Martino (que participaram da produção de "Robôs"). Inconfundível é também saber que John Powell (de filmes como "A Fuga das Galinhas", trilogia Bourne, "A Era do Gelo 2") é autor da trilha sonora, já que ele insere canções em praticamente todas as cenas.

Nenhum comentário: