sexta-feira, 14 de março de 2008

Dois Dias em Paris

Depois de passar férias em Veneza, na Itália, e antes de voltar para casa, em Nova York, o casal de namorados, a francesa Marion (Julie Delpy) e o norte-americano Jack (Adam Goldberg), passa dois dias em Paris, onde vivem os pais da moça. Este é o enredo básico do longa-metragem "Dois Dias em Paris" ("Two Days in Paris"), que estréia dia 14.

A narrativa, que inclui diálogos engraçados, comenta as dificuldades de entendimento, já que Jack não fala francês e os pais de Marion não falam inglês, e de relacionamentos em geral.

Recentemente, passou pelos cinemas "Em Paris", de Christophe Honoré, no qual um estudante narra a história da separação de seu irmão. Aqui, porém, as seqüências externas se preocupam em mostrar a cidade, ao contrário da nova fita, que não se apega aos cartões-postais de um dos lugares mais lindos do mundo, mas sim no comportamento das pessoas que vivem lá, na família e nos ex-namorados da moça.

Este é o segundo longa dirigido por Julie Delpy, que além de atuar é responsável também pelo roteiro, pela co-produção e música original. Entre os pontos baixos, os clichês utilizados na maneira francesa de interagir com o mundo, assim como o excesso de liberdade em vários sentidos, por exemplo na educação - que é extremamente rígida naquele país. Em uma das passagens, a personagem francesa explica por que eles têm fama de não tomar banho. Do lado norte-americano, há também clichês, como o cara que não fala nenhuma palavra em francês e obriga os outros a falarem seu idioma, assim como os europeus "julgam sua ignorância pela capa".

No início, Julie faz narrações em off como forma de explicar o que o espectador verá. E, como sua personagem é fotógrafa, ela apresenta como seus olhos registram as imagens. Já o personagem vivido por Goldberg é engraçado e esquizofrênico, pois é obcecado por bactérias e alergias. No fim, ela retoma esse recurso (em off) e inclui a moral da história para reforçar a mensagem, caso de alguém na platéia não a tenha entendido.

Nenhum comentário: