quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Bom dia, por favor, obrigada e até mais

Parece até ridículo tocar neste assunto, mas educação é bom, todo mundo gosta e faz bem para os dentes. Muita gente que vai a França reclama da falta de paciência daquele povo, de fazerem biquinho pra isso, biquinho praquilo, além de lá ninguém fazer questão de falar inglês. Se você é de fora, que se vire para entender o que os nativos estão dizendo.

Por um lado eles têm razão. Pense se um dia, despreocupadamente, você estiver andando na rua e chega um árabe e começa falar a língua materna dele e te obrigar a entender. Pior: e se for grego? (tem até piada pra isso). Nada disso. Claro que ninguém é obrigado a falar francês para conhecer uma das cidades mais bonitas e badaladas do mundo. No entanto, boa educação é fundamental.

Da primeira vez que estive em Paris me irritei um pouco. Os parisienses realmente não têm muita paciência com os turistas, não estão interessados em ficar dando informações, essas coisas. Mas com um pouquinho de jeito é possível conseguir o que quiser deles.

Desta vez aprendi definitivamente a lição. Sempre (eu disse sempre!) que for abordar uma pessoa na rua, no caixa da loja, na bilheteria do metrô, diga "bonjour" (ou "bonsoir" se for de noite). A pessoa que ouve já percebe que você não é dali, mas pelo menos já abre um sorriso, responde e se prontifica a ouvir. Em seguida, solte logo um "s'il vous plaît". Outra palavrinha mágica que não pode ficar de fora de qualquer pedido é "merci" (que pode ser "merci bien" se você estiver muito agradecido). E, para finalizar a conversação, "au revoir".

Quatro palavras para ser civilizado na França. E se alguém te tratar mal, reclame. Eles vão se sentir envergonhados por terem perdido a educação.

Nenhum comentário: