sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Solomon Kane - O Caçador de Demônios

Criador de “Conan, o Bárbaro”, em 1932, Robert Ervin Howard (morto em 1936) é também o responsável por outros tantos personagens, incluindo o Capitão Solomon Kane, um líder brutal e personagem-título do longa-metragem “Solomon Kane – O Caçador de Demô­nios” (“Solomon Kane”), que estreia nesta sexta-feira, 10 de setembro, nos cinemas.

Na fita, que se passa no sé­culo 16, Kane (o britânico James Purefoy, da série “Roma”) tem um objetivo: matar todos os seus inimigos. E, de maneira não-linear, como se fossem lembranças, o espectador vai co­nhe­cendo o que o motivou a to­mar tal atitude, sempre em prol da Inglaterra, seu país.

Entre diálogos bizarros e lutas com espadas, criaturas demoníacas vão ao seu encontro e sua alma, já condenada, é reivindicada pelo diabo, principalmente depois de se encontrar com uma família e ver a menina Meredith (Rachel Hurd-Wood) ser raptada. A partir de então, Kane promete que irá encontrá-la nem que seja a última coisa que faça na vida.

Durante a jornada, tanto o espectador quanto o personagem vão descobrindo detalhes de sua vida e de sua nobre família, ainda que ele tenha renunciado a tudo após um episódio que aconteceu entre ele e seu irmão.

Com roteiro e direção de Mi­chael J. Bassett (em sua terceira empreitada como diretor, após dois longas de terror), o longa é sombrio, recorre a clichês e a cria­turas mascadas, tornando-se previsível e, em alguns momentos, risível – ainda que exis­tam umas duas sequências que realmente têm graça por seu cinismo. Ao final, uma ponta do ator sueco Max von Sydow (de “A Ilha do Medo”).

Se o filme tem caracterização que remete ao “Van Helsing – O Caçador de Monstros” (2004), de Stephen Sommers, vale lembrar que a história escrita por Robert Ervin Howard é anterior e sua inspiração, aliás, é nos contos de horror que ouvia da tia e da avó enquanto ainda era criança. Foi ele também o criador do gênero “sword and sorcery” (literalmente “espada e feitiçaria”), caracterizado por combates violentos e interven­ções sobrenaturais (deuses, mons­tros, magos etc.).

No Brasil, a Editora Abril publicou, nos anos 1990, algumas histórias curtas de vários personagens por Howard, incluindo Solomon Kane.

Nenhum comentário: