quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Karate Kid

Refilmagem do clássico "Karate Kid", de 1984, o longa-metragem que está em cartaz nos cinemas traz Jaden Smith, filho do ator Will Smith, no papel principal da fita que se passa na China. E, ao invés de Daniel San aprender caratê com o senhor Miyagi, o garoto de 12 anos, Dre Parker, se muda para Pequim, já que sua mãe (Taraji P. Henson) fora transferida pela empresa de automóveis de Detroit para a cidade chinesa. A partir de então, ele começa a treinar kung fu com o zelador do prédio onde mora, senhor Han (Jackie Chan, muito bom!).

Antes, porém, ele se encanta com a chinesinha que toca violino, Mei Ying, mas logo desperta ciúmes entre os amigos da escola, e começa a apanhar de Cheng que, como todo chinês, treina kung fu. Uma das vezes, tal como na primeira versão, é o mestre quem o salva, vai à escola onde os garotos treinam convencer o professor a impedir que batam no garoto, mas tudo o que consegue é marcar uma luta. Então, o tal zelador, que na verdade aprendeu a lutar com o seu pai (como todo chinês), decide treiná-lo.

A fita é repleta de referências do primeiro longa, ainda que as cenas não sejam as mesmas. Ao invés, por exemplo, de o garoto pintar as cercas da casa (ou encerar os trocentos carros), ele aprende que deve pendurar a jaqueta no lugar certo (mesmo que a mãe tenha tentado ensiná-lo um milhão de vezes).

Assim como o senhor Miyagi, Han chora a perda da mulher enquanto "enche a cara". E, cena após cena, é possível se lembrar de Ralph Macchio e Pat Morita interpretando seus respectivos personagens.

Com timing perfeito para comédia, Jaden Smith prova que, embora atuar esteja em seu DNA, ser filho de ator (e produtor do filme) não é suficiente. Ele treinou duro para conseguir realizar as coreografias das lutas durante as filmagens. E que seu senso de humor anima qualquer plateia.

Aos apressadinhos e ansiosos, uma resposta: não, o golpe final não é o mesmo. Mas a referência de como ele aprende a executá-lo, durante treino na Grande Muralha, é sensacional!

O longa estreou em primeiro lugar no ranking dos filmes mais assistidos nos cinemas brasileiros. Em cartaz desde o dia 27 de agosto, "Karate Kid" levou mais de 375 mil espectadores aos cinemas no final de semana, arrecadando mais de R$ 3,5 milhões de bilheteria.

Nenhum comentário: