terça-feira, 1 de junho de 2010

Amélie Poulain

Ainda não fui ao cinema aqui em Paris, mas há dois dias fui a Montmartre, o bairro onde fica a igreja Sacre-coeur, e lá dei de cara com uma personagem muito parisiense: Amélie Poulain.

Interpretada por Audrey Tautou, Amélie, do longa-metragem "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain", foi a responsável por diversas coisas, como: a divulgação do cinema francês para um público maior e para acabar com aquela coisa blasé que na França só se faz cinema para intelectuais; para divulgar Paris (e Montmartre, bien sûr) e para, definitivamente, colocar a atriz francesa na roda.

Além disso tudo, quem é muito grato a Amélie é o dono desta banca de frutas na esquina da Rue Androuet e Rue Des Trois Frères. Isso porque algumas cenas foram filmadas aqui e vários turistas vão até lá para conhecê-la.

Na entrada, há cartazes do filme à venda (por 9,90 euros) e, do lado esquerdo, estão coladas no vidro várias reportagens que foram publicadas à época do lançamento do longa-metragem de Jean-Pierre Jeunet, em 2001. Quando eu fui, além de mim, outras turistas (japonesas, claro) tiravam fotos e queriam conhecer o lugar onde Amélie vivia.

2 comentários:

cineblogywood disse...

What about Tati from Sao Paulo em Paris ?

Fagner Franco disse...

Boa essa ideia de mandar um diário (ok, você não falou que vai fazer isso mais vezes, só arranjei um jeito de dizer que pode continuar fazendo isso :) )
Beijo e aproveite aí.