quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quem Quer Ser um Milionário?

Não foi surpresa ver "Quem Quer Ser um Milionário?" ("Slumdog Millionaire") brilhar na festa de entrega do Oscar, na noite do dia 22. O filme indiano em parceria com a Inglaterra tinha 10 indicações e levou oito prêmios, incluindo os principais, Filme, Direção, Roteiro Adaptado, desbancando o favorito "O Curioso Caso de Benjamin Button", que tinha 13 indicações.

Muitos, aliás, não acreditavam que o filme da Índia ganharia o maior prêmio porque, teoricamente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não tinha em seu histórico, até então, premiado produções realizadas longe de Hollywood, justamente para não incentivar que os filmes sejam rodados fora da Meca do cinema. Sob essa perspectiva, portanto, era certo que "Benjamin Button" ganharia o prêmio principal – embora outros filmes sejam melhores que ele, como é, por exemplo, "Milk – A Voz da Igualdade".

O filme que seduziu os membros da Academia é baseado no romance "Q & A", de Vikas Swarup, com roteiro escrito por Simon Beaufoy. Em pré-estreia nos cinemas (a estreia é dia 6 de março), o longa conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um órfão que vive na favela de Mumbai, na Índia, e está em um programa de televisão (o mesmo que dá o nome em português ao filme), a um passo de ganhar 20 milhões de rúpias.

O programa é a versão indiana do que tivemos no Brasil, o "Show do Milhão". No entanto, as primeiras imagens dão conta de mostrar que na verdade ele está sendo torturado, porque os produtores não acreditam como um favelado pode acertar tantas perguntas sobre atualidades!

E é exatamente assim que vai correr o longa-metragem: as imagens mostram em flashback como o garoto de rua conseguiu as respostas e por que está participando de um programa como este. Entre os acontecimentos que influenciaram em sua conquista estão seu amor por Latika (Freida Pinto) e seu irmão Salim (Madhur Mittal), que se aliou a traficantes e passou a ter a proteção da máfia.

Além de a história ser comovente, principalmente pelo fato de se tratar de superação, garra e amor, "Quem Quer Ser um Milionário?" tem excelentes atuações, boa direção (embora carregada) e, apesar de ser negado pelo diretor inglês Danny Boyle, lembra sim "Cidade de Deus", o filme de maior sucesso internacional do brasileiro Fernando Meirelles.

Essas semelhanças podem ser encontradas na estetização da pobreza (principalmente nas imagens da favela), a linguagem de videoclipe no início, a galinha que se tornou símbolo do longa brasileiro e a fotografia, que privilegia as cores fortes. Boyle, aliás, afirmou ter assistido ao longa de Meirelles antes de filmar na Índia, mas disse não gostar da comparação.

O longa mostra também o clima e a influência de Bollywood (a indústria cinematográfica da Índia, cujo nome faz alusão à indústria norte-americana). Se durante o filme todo ele vai bem, a coreografia do final é embalada pela música que ganhou o Oscar, mas completamente desnecessária.

Além dos oito Oscars, o filme ganhou outros prêmios, como Globo de Ouro (Filme, Diretor, Roteiro e Trilha Sonora) e o Bafta, conhecido como o Oscar inglês (Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Fotografia, Montagem e Som).

Nenhum comentário: