sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A primeira experiência Imax a gente nunca esquece

Inaugurado em 16 de janeiro, o primeiro cinema Imax do Brasil já está em funcionamento no Unibanco Arteplex do Shopping Bourbon, em São Paulo. Imax, aliás, é a mais moderna experiência cinematográfica do mundo. A tela tem maior resolução que as convencionais e possui 14 m de altura e 21 m de comprimento - o mesmo que um edifício de cinco andares. Para se ter uma ideia de comparação, os outros cinemas possuem, no máximo, 8 m de largura por 18 m de comprimento.

O primeiro filme exibido em 3-D foi "Fundo do Mar", documentário do diretor e mergulhador Howard Hall. Mas a sala não será aproveitada para filmes em três dimensões. Isso porque alguns blockbusters também poderão ser conferidos lá, como é o caso de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", sucesso de bilheteria em 2008.

Por conta das oito indicações ao Oscar (Ator Coadjuvante, Fotografia, Edição, Direção de Arte, Maquiagem, Mixagem de Som, Edição de Som e Efeitos Especiais), o filme será o primeiro em 2-D a ser exibido em Imax a partir do dia 6 de fevereiro. Nos demais cinemas do país, o filme será relançado dia 13.

Para preencher a tela gigante sem perder a qualidade com distorções, por exemplo, o filme dirigido por Christopher Nolan teve seis cenas filmadas especialmente em Imax (o que é possível conferir durante a exibição). Na verdade, o filme utilizado é de 70 mm, e não o tradicional de 35 mm.

No cinema, a experiência é ainda mais interessante. Em algumas cenas, parece que se está dentro do filme e o som é contagiante, além de fazer com que o chão da sala trema. Na cena na qual Batman se joga do alto do prédio em Hong Kong, o espectador tem a impressão de estar junto. Outra cena que merece destaque é quando o caminhão explode e o homem-morcego sai pilotando a moto: adrenalina pura.

Ainda que o filme já tenha sido assistido nos cinemas convencionais e em DVD, a experiência em Imax é inigualável: vale e deve ser conferida.

Anote também os preços dos ingressos: R$ 30; quinta, R$ 20. Estudantes, idosos, correntistas dos bancos Itaú e Unibanco pagam meia-entrada.

Nenhum comentário: