sexta-feira, 4 de abril de 2008

Awake – A Vida por um Fio

No início do longa-metragem “Awake – A Vida por um Fio” (“Awake”), que estréia nesta sexta-feira, 4 de abril, nos cinemas, o ator Terrence Howard (de “Crash – No Limite”) aparece como narrador e sua voz em off começa a contar uma história. Ele explica que, como cirurgião, já perdeu muitos pacientes em sua mesa operatória, mas nunca um amigo. Então, começam a aparecer os outros personagens e o amigo do médico.

Trata-se de Clayton Beresford Jr. (Hayden Christensen, que interpretou Anakin Skywalker no filme “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”), um garoto de vinte e poucos anos que assume o lugar do pai nas empresas da família. Muito jovem, tem responsabilidade de gente grande, leva uma vida confortável e namora a bela Samantha Lockwood (Jessica Alba).

Com o decorrer da fita, o espectador vai descobrindo sobre o seu dia-a-dia, o domínio exercido pela mãe autoritária (Lena Olin) e seu problema no coração, que necessita de um transplante urgente, mas como pertence ao raríssimo grupo sanguíneo O negativo, precisa ficar na fila de espera, mesmo tendo muito dinheiro disponível.

Daí pra frente, o thriller escrito e dirigido pelo estreante Joby Harold se desenrola de modo instigante, mesmo que se torne previsível antes da primeira metade. O roteiro é calcado em erros médicos, já que pode acontecer com qualquer profissional, seja ele suficientemente qualificado ou não. As cenas da cirurgia no coração provocam ansiedade no espectador e um aviso: aqueles que estão prestes a receber anestesia para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos devem passar longe deste filme.

A fita se passa em Nova York, mas pouco se vê da cidade, já que a maior parte das cenas foi filmada em estúdio, com um centro cirúrgico como pano de fundo. Jessica Alba é convincente até certo ponto. Quando sua personalidade muda, o espectador já não sente tanta firmeza com relação ao seu trabalho. A interpretação de Christensen não tem muito segredo, assim como a do médico vivido por Terrence Howard, que durante o tempo todo de projeção é capaz de enganar o espectador sobre as suas intenções. O que não engana em “Awake – A Vida por um Fio”, porém, é o roteiro.

Nenhum comentário: