sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Senhores do Crime

Depois de o diretor David Cronenberg e o ator Viggo Mortensen trabalharem juntos em "Marcas da Violência", filme lançado em 2005, os dois retornam à parceria no thriller "Senhores do Crime" ("Eastern Promises"), que estréia nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro.

Na fita, Mortensen é o misterioso russo Nikolai Luzhin, que faz o papel de um motorista de uma família do Leste Europeu que atua no crime organizado em Londres. Então, sem motivo aparente, ele começa a conversar com a parteira Anna Khitrova (Naomi Watts, ótima). A moça, na verdade, havia participado do parto de uma garota que morreu logo depois de dar à luz seu filho. Sua meta, portanto, é descobrir parentes da vítima e devolver o bebê para os braços da família.

Na primeira seqüência do longa-metragem, o espectador já poderá perceber que Cronenberg e o roteirista Steve Knight não estão de brincadeira. Isso porque já há sangue, violência e morte logo de cara. E durante toda a projeção é necessário um pouco de paciência para visualizar todas as cenas fortes. Depois, a narrativa segue apresentando os outros personagens, mesmo que não tenham ligação entre si. Daí para a frente, são envolvidas outras pessoas, principalmente por conta do diário escrito em russo que a moça carregava quando foi parar no hospital.

Não há dúvida que se trata de um filme violento, sangrento, mas que não dispara nenhum tiro durante toda a projeção. A fotografia escura contribui para o ar misterioso que o longa propõe, que utiliza não apenas o set de filmagem, mas também locações pelas ruas de Londres, como a Tower Bridge, um dos cartões-postais da cidade. Mortensen, que recebeu indicação ao Oscar por sua atuação, é convincente, está sempre calculando os seus movimentos para liquidar seus "inimigos", mas ao mesmo tempo seu personagem carrega medalhas e santinhos mostrando a sua religiosidade.

Naomi Watts, atriz que trabalhou com Alejandro González Iñárritu, no festejado "21 Gramas", além de "King Kong", de Peter Jackson, interpreta uma moça dividida entre a razão e a emoção, quando começa a descobrir coisas a respeito da origem da mulher que amparou durante o parto. Seu olhar demonstra verdade e é convincente durante todo o filme.

Apesar da ótima direção de Cronenberg, que está sempre com sua câmera no lugar certo, mostrando os melhores ângulos da trama, é a narrativa que deve interessar o espectador, pois o quebra-cabeça proposto é interessante e fará o público querer esperar para ver o final, pois, acredite, é surpreendente.

Nenhum comentário: