sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A Última Hora

A idéia não é nova, nem inovadora, mas o documentário “A Última Hora” (“The 11th Hour”), que estréia nesta sexta, dia 30 de novembro, vem a calhar novamente. Ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, Al Gore escreveu “Uma Verdade Inconveniente”, documentário vencedor do Oscar 2007. O filme nada mais é que um alerta sobre o aquecimento global. Muito bem feito, por sinal, e que repercutiu como uma ótima chance de divulgar o conceito do problema e o que cada um pode fazer para combater.

Desta vez, quem produz e narra a história é o astro Leonardo DiCaprio, sob as batutas de Leila Conners Petersen e Nadia Conners, responsáveis também pelo roteiro. Outra vez, o filme é baseado em entrevistas com especialistas que comentam desde a origem da vida, até os problemas causados pelo Homem até hoje e que influenciam para o tal do aquecimento global.

No longa, discute-se sobre o efeito estufa, o lixo produzido pelas fábricas, a sujeira que são jogadas no oceano, formando um ciclo vicioso, uma vez que muitos alimentos são retirados e consumidos por pessoas, que desenvolvem doenças provenientes desse mercúrio que ela despeja nos mares.

Leonardo DiCaprio chega à tela para fazer questionamentos e alertar a população sobre o último momento que nos resta, mas que ainda há chance de mudar.

É verdade que não há muitas respostas, mas há diversas perguntas sobre como se chegou a esse ponto e um questionamento sério a respeito do que as autoridades podem fazer para reverter o quadro nada otimista.

Ao todo, foram entrevistadas 70 especialistas, o que gerou cerca de 150 horas de gravação, como o antigo primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev, o cientista Stephen Hawking, o homem que chefiou a CIA, R. James Woolsey, e autoridades em projetos de sustentabilidade como William McDonough e Bruce Mau, além de mais de 50 cientistas, pensadores e líderes, que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje se defronta nosso planeta. A partir deste material, foi realizada montagens com imagens do planeta e de diversos elementos que compõem a narrativa. As imagens de DiCaprio na Antártica mostram os transtornos do aquecimento global, principalmente sobre o derretimento das geleiras.

A contar que o documentário é muito mais didático (e cansativo) que “Uma Verdade Inconveniente”, mas sem a idéia de que é feito para autopromoção, “A Última Hora” é sessão obrigatória para todos, pois trata-se de um alerta e questionamento sobre o futuro do Planeta em que todos vivemos. A figura de DiCaprio é, sem dúvida, um bom apelo comercial, que deve atrair fãs do rapaz. Uma boa maneira de falar sobre um assunto sério e urgente. Para completar, a banda Coldplay faz parte da trilha sonora, além da música original de Eric Avery.

Nenhum comentário: