segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O Vigarista do Ano

Esqueça o conquistador e executivo milionário Edward Lewis, personagem de Richard Gere no longa-metragem “Uma Linda Mulher”, lançado em 1990, em que conquistou a prostituta vivida por Julia Roberts. Mesmo que o conto-de-fadas moderno tenha conquistado muitos fãs, é sobre uma das melhores interpretações do ator que vamos falar.

Depois de “Palavras de Amor”, lançado em 2005, Gere volta ao cinema para interpretar um escritor que praticamente ganha a vida contando mentiras. O longa-metragem “O Vigarista do Ano” (“The Hoax”), que estréia na sexta-feira dia 14 de setembro, foi lançado no ano passado no Festival de Roma, chegou aos Estados Unidos em abril deste ano (onde obteve críticas positivas), mas só agora chega às telas brasileiras.

A fita é baseada em fatos reais que aconteceram nos anos 1970 e conta a história de Clifford Irving que, após ter o seu livro rejeitado pela editora, tenta encontrar, ao lado de seu advogado Dick Suskind (Alfred Molina), uma solução para a sua falta de dinheiro. Eis que eles arrumam um jeito de escrever a história do bilionário no ramo da aviação, Howard Hughes, e afirmam que a história é autorizada por ele, mas faz questão que aquela editora publique a tal autobiografia.

Quem não lembra, Howard Hughes teve a sua vida recentemente retratada no cinema no filme “O Aviador”, longa dirigido por Martin Scorsese, protagonizado por Leonardo DiCaprio e que recebeu indicação ao Oscar. Hughes era um excêntrico executivo, cheio de problemas emocionais (sofria de Transtorno Obsessivo Compulsivo) e vivia recluso.

A película começa pelo final da história, mas o espectador só se dará conta disso perto do término da projeção, quando a mesma cena é repetida. Vez ou outra o filme se alterna para contar episódios em flash-back e então a fotografia também se reveza e mostra histórias paralelas, sempre com um toque sutil de humor inteligente.

Embora tenha a maior cara de pau para convencer os editores que seu livro é verdadeiro (e ele se esforça para isso, utilizando gravações, imitando o sotaque do autobiografado), o personagem vivido por Gere está sempre nervoso, principalmente porque ele demorou cerca de um ano para reconquistar a sua esposa, Edith (Marcia Gay Harden), justamente por não ser um homem, digamos assim, confiável.

Dirigido por Lasse Hallström (“Chocolate”), “O Vigarista do Ano” é uma narrativa inteligente, cheia de revelações, inclusive políticas, da história norte-americana daqueles anos, que talvez muitos estrangeiros desconheçam. O filme, porém, revela que o livro chegou a ser publicado, mesmo com tanta mentira, tornando-se um escândalo no mercado editorial da época.

A narrativa do filme é baseada no livro “The Hoax”, algo como “A Farsa”, escrito por Clifford Irving e lançado depois que ele cumpriu pena na prisão. Convincente do início ao fim do filme, não será estranho se Richard Gere for indicado ao prêmio de Melhor Ator no próximo Oscar por sua atuação nesta obra-prima.

Nenhum comentário: