domingo, 27 de março de 2011

Acabei de rever "Um Beijo Roubado", cujo título faz mais sentido na versão original (e eu gosto mais): "My Blueberry Nights". A estreia nos cinemas brasileiros foi em 2008, mas agora já está passando no Telecine Cult.

O longa-metragem é escrito e dirigido pelo chinês Wong Kar Wai, o mesmo de "2046", e conta a história de Jeremy (Jude Law), um rapaz descolado (e lindo!), dono de um café em Nova York. Ele conhece todos os seus clientes a partir dos seus pedidos feitos por telefone e coleciona chaves que são esquecidas no balcão. 

Certa noite, ele conhece Elizabeth (a cantora Norah Jones, em sua estreia no cinema), que está desolada pela perda do namorado. Sem rumo, ela parte em uma viagem pelos Estados Unidos (de ônibus) e passa a enviar cartões postais ao dono do café de cada lugar por onde passa.

Além dos dois, formam o elenco Rachel Weisz (de "Jardineiro Fiel"), no papel da ex-mulher de um policial alcoólatra, e Natalie Portman (que neste ano recebeu o Oscar de Melhor Atriz em "Cisne Negro"), como a jogadora de pôquer.

Quem batiza o filme, porém, é a fruta blueberry (mirtilo, em português), sabor da torta que a moça costuma pedir sempre que vai ao café. Na verdade, Jeremy oferece a ela um pedaço que havia sobrado, pois ninguém gosta da torta e é desprezada pelos clientes todos os dias. Em uma passagem do longa, ela narra o que está escrevendo no cartão postal: "Não sei se você se lembra de mim como a moça que pede torta de blueberry ou como a do coração partido". De qualquer maneira, o espectador vai percebendo que ali vai nascer um romance. Não se sabe quando, já que ela está viajando pelo país e ele parado, em Nova York, tentando encontrá-la em algum bar por aí, por telefone.

O longa é composto por atores e atrizes com ótimas interpretações, como Rachel Weisz, que quer se separar do marido; Natalie Portman, com um sotaque do sul bastante convincente; e Jude Law, com seu jeito de galã/conquistador britânico para ninguém botar defeito. Norah Jones não deixa a desejar como atriz tampouco como cantora, já que uma das canções que compõem a ótima trilha sonora da fita é sua.

A direção intimista de Wong Kar Wai envolve o espectador, principalmente por conta do seu olhar delicado e de ângulos diferentes. Haja vista o próprio beijo que ilustra o cartaz da obra e que foi um dos mais lindos do cinema dos últimos tempos. 

A produção do diretor chinês, em sua primeira produção norte-americana, entrou para a lista dos melhores filmes. E ele concorreu à Palma de Ouro em Cannes, em 2007, mas perdeu para o romeno de "4 meses, 3 semanas e 2 dias", que também é um filmaço. Difícil escolha...

--

O motivo para eu falar novamente deste filme não foi apenas porque acabei de revê-lo, mas também porque me lembrei que ainda não preparei esta torta, cuja receita foi fornecida pelo distribuidor do filme no Brasil à época do lançamento. Não sei se é boa, mas também não garante que vem com o beijo do Jude Law (ou de Norah Jones...)!
 
Torta de Blueberry

Ingredientes
Torta
2 ½ xícaras de chá de farinha para bolo
½ xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de manteiga-amolecida
3 gemas
1 colher de chá de raspas de limão
¼ colher de chá de sal

Preparo:Coloque a farinha numa tigela. Usando um misturador de massa, misture o açúcar e a manteiga, junte as gemas, o limão e o sal. Trabalhe a massa para que tudo esteja bem misturado, mas não trabalhe a massa demais. Descanse a massa por 30 minutos, abra bem fina, com 3mm de espessura. Coloque uma forma untada de 25 cm. Asse no forno a 180ºC por 15 minutos.

Ingredientes
Recheio:
1 ¾ xícara de chá açúcar
¼ xícara de chá de maizena
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga
1 ½ xícara de chá de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
3 xícaras de chá de blueberries
¼ xícara de chá de geléia de maçã

Preparo:Misture uma xícara de açúcar, a maisena e os ovos em banho-maria, junte a manteiga, o leite e a baunilha, cozinhe até ficar um molho grosso. Coloque em uma fôrma. Combine o açúcar restante com as blueberries. Espalhe sobre o recheio de creme, volte ao forno e continue a assar por 25 minutos. Retire do forno, esfrie. Aqueça a geléia de maçã, pincele as blueberries e coloque na geladeira.

--
E você está com água na boca? Mande fotos e comente se a receita for boa. Ou não.

Nenhum comentário: