sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Oscar 2011

Pronto. Quem votou, votou. Terça-feira, 22, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood recolheu as cédulas de seus votantes para, então, computar os vencedores das 24 categorias que compõem o Oscar, principal prêmio do cinema norte-americano.

A cerimônia de entrega acontece domingo, dia 27, e a Rede Globo vai transmitir a partir das 23h59, enquanto a TNT começa às 22h, direto de Los Angeles.

Na principal categoria, a de Melhor Filme, concorrem 10 longas-metragens. Nas demais, a maioria possui cinco concorrentes. “O Discurso do Rei” é o que recebeu mais indicações: 12 no total, incluindo Filme, Ator, Diretor, Atriz e Ator Coadjuvante. Em seguida, vem “Bravura Indômita”, com 10, e depois “A Rede Social” e “A Origem”, cada um com oito indicações.

O SAG (Screen Actors Guild Awards), prêmio concedido pelo Sindicato dos Atores de Hollywood, em janeiro, consagrou “O Discurso do Rei”. Enquanto o Globo de Ouro é votado por jornalistas estrangeiros, o SAG tem entre seus membros as mesmas pessoas que votam em várias categorias do Oscar. Portanto, pode-se dizer que é um verdadeiro termômetro para a cerimônia de domingo.

No SAG, “O Discurso do Rei” levou como Filme, Ator (Colin Firth). Melhor Atriz ficou para a tam­bém favorita ao Oscar, Natalie Portman, por sua brilhante atuação em “Cisne Negro”. Nas categorias dos coadjuvantes, levaram os troféus Christian Bale e Melissa Leo (ambos de “O Vencedor”).

No Globo de Ouro, embora “O Discurso do Rei” liderasse o número de indicações, no total de sete, foi “A Rede Social”, filme sobre o Facebook, que ganhou quatro prêmios, dos seis indicados: Filme (Drama), Diretor, Roteiro e Trilha Sonora Original. Nas categorias dos atores, Colin Firth confirmou o favoritismo, assim como Christian Bale, Natalie Portman e Melissa Leo.

Não dá para prever quem serão os vencedores em cada categoria. No entanto, se formos olhar para os indicados, os 10 são ótimos filmes. E vale lembrar que há muito o Oscar deixou de ser uma festa da indústria do cinema, para ser também a festa do marketing, do luxo, da ostentação americana.

Um pouco sobre os indicados
“127 Horas” é a história real, de superação; 

“A Origem” tem show de imagens e um quebra-cabeça instigante; 

“A Rede Social” ganha por sua agilidade na forma de contar a história verdadeira, mas sem ser politicamente correto; 

A refilmagem “Bravura Indômita” é um faroeste sob o olhar dos irmãos Coen; 

O belo “Cisne Negro” conta, por intermédio da dança, as loucuras que uma bailarina pode fazer para conseguir o destaque que almeja; 

“Inverno da Alma” é a jornada da filha para encontrar o pai, que está foragido; 

“Minhas Mães e Meu Pai” destoa um pouco dos filmes que concorrem na mesma categoria por ser uma comédia, na qual uma garota e um rapaz são filhos de duas mães e buscam o pai biológico; 

“O Discurso do Rei” trata da posse do rei George VI, que até então era o duque de York, e é gago; 

“O Vencedor” é outra história real sobre um lutador de boxe que precisa vencer os próprios limites e, como ajuda do irmão, ex-lutador e que vive metido em encrencas, vai se preparando para a luta final;

“Toy Story 3”, animação sobre os bonecos que ganham vida, que deve levar o prêmio como Melhor Filme de Animação, tal como todos os anos a Pixar ganha.

Agora, confira a lista dos concorrentes e dê o seu palpite.

Nenhum comentário: