quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus

Ainda que a morte de Heath Ledger, em janeiro de 2008, tenha atrapalhado um pouco o lançamento e a finalização do filme “O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus” (“The Imaginarium of Doctor Parnassus”), a fita teve algumas exibições durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no ano passado, mas dia 7 estreia no circuito de cinema.

A aventura se passa na Londres dos dias atuais e Parnassus (Christopher Plummer) possui um espetáculo itinerante, o Imagina­rium, que vai de um lugar para o outro a fim de inspirar a imaginação das pessoas. Sua companhia de teatro, composta pelo sarcástico Percy (Verne Troyer) e pelo mágico do baralho Anton (Andrew Gar­field), Parnassus ofe­rece ao pú­blico a possibilidade de entrar em um universo repleto de imagina­ção com a ajuda de um espelho.

Porém, depois de receber a imorta­lidade e a juventude concedidas pelo diabo, senhor Nick (Tom Waits), chegou a hora de Parnassus lhe entregar o que lhe prometera: sua filha Valentina (Lily Cole), que vai fazer 16 anos.

Heath Ledger faz o papel de Tony, um forasteiro charmoso e misterioso pelo qual Valentina se apai­xona. No entanto, para driblar a sua falta, o roteiro foi modificado durante as filmagens e ele co­meça a aparecer com outras perso­nalidades e, portanto, vividas por outros atores: Johnny Depp, o irlandês Colin Farrell e o inglês Jude Law. E é justamente Tony quem vai tirar satisfação com Nick para salvar a moça. Para tanto, ele envolve outras persona­gens caricatas, que serão convencidas a conhe­cer o outro lado do espelho e ser mais uma presa para o diabo.

A fita se passa pelas ruas de Londres e mostra muitos locais tu­rísticos da capital inglesa, como a ponte da Torre de Londres, a Ca­tedral Southwar, o Leadenhall Market, o rio Tâmisa.

“O Mundo Imaginário do Dou­tor Parnassus”, dirigido por Terry Gilliam (de “Os 12 Macacos”), ga­nha pontos com o seu visual colorido, cheio de efeitos especiais, maquiagem e figurino, e por conta da interpretação dos atores. Mas é nítida a mudança do roteiro e pode entediar um pouco o espectador no iní­cio, pois a his­tória é lenta e demora a desenrolar e prender a atenção do público. Se você conseguir ficar até o final, vai valer a pena.

Um comentário:

Francine Ribeiro disse...

Assisti o filme ontem. E gostei muito. O visual é deslumbrante. E não achei entendiante o começo. Fiquei presa do começo até o fim.

a propósito, vou linkar seu blog no meu! Gostei da descoberta!!
abraço