domingo, 27 de dezembro de 2009

Lula, O Filho do Brasil


Ator de teatro, Rui Ricardo Diaz filmou seu primeiro longa-metragem no início do ano e o resultado poderá ser conferido a partir de 1º de janeiro, quando estreia "Lula, O Filho do Brasil". Nesta entrevista exclusiva, o ator, que há apenas seis meses se mudou de Barueri (mas viveu a vida toda na cidade, embora tenha nascido em Minas Gerais dia 25 de abril de 1978), conta como começou, como foram as filmagens e o que espera de sua carreira daqui pra frente. Ele aproveitou também para falar sobre cinema, uma paixão desde criança.

Antes de começar oficialmente a entrevista, Rui Ricardo falou sobre as pré-estreias das quais está participando desde 17 de novembro e resumiu: "Estou descobrindo tudo agora, porque quando pensei em fazer o filme, não sabia quantas cópias iam ser, a dimensão, a repercussão etc."

Como foram as suas preparações para se tornar ator?
Estudei teatro na escola, depois fiz no Tuca, o teatro da PUC, e também nas Belas Artes. Durante seis anos, dei aula de teatro na Secretaria de Cultura da Prefeitura de Barueri. Antes de ser ator, a gente sempre tem uma certa magia pelo cinema, mesmo que seja via tevê. Quando fui ao cinema pela primeira vez, aquilo tudo me encantou. Eu adoro cinema como espectador! Vou de duas a três vezes por semana ao cinema, sempre nos espaços alternativos de São Paulo, como Unibanco, Belas-Artes.

Quais foram os últimos filmes a que assistiu?
Vi "É Proibido Fumar", que a Gloria (Pires) fez. Eu gosto de filmes antigos, mas não sou saudosista, gosto do que está sendo produzido hoje. Gosto muito dos filmes do (Ingmar) Bergman, "A Estrada", do (Federico) Fellini. Pode ser contraditório, mas "O Lutador" é um filme que me marcou; o novo do Tarantino, "Bastardos Inglórios", tem gente que não gosta, mas eu gosto muito. Adoro o ator que interpreta o nazista (o austríaco Christoph Waltz). Ele é carismático, mas faz um malvado. É um grande ator.

Quando você assiste a um filme, sente vontade de fazer o papel de algum ator?
Esse aí seria impossível, porque não tenho cara de alemão, mas eu gostaria. E não sei se conseguiria fazer, porque o ator é muito bom. Mas muitos papéis eu gostaria de fazer. O Lula é um presente para qualquer ator, porque é muito variado emocionalmente.

Como surgiu o convite?
Trabalho com algumas agentes e foram elas que conseguiram para eu fazer "9 mm São Paulo" (série brasileira da Fox) e me indicaram esse teste, que era para fazer um sindicalista. Mas me ligaram para falar que já estava fechado. E o Fábio (Barreto, o diretor) conta essa história que iam tentar me encaixar para ser um enfermeiro. Ele viu o meu material e mudou de ideia, graças a Deus!, porque o enfermeiro não está no filme. (risos) Uma hora de material foi cortada.

Será que estará no DVD?
Acho que sim.

Como estão as pré-estreias? Está te dando frio na barriga?
Pré-estreias estou fazendo desde 17 de novembro. Minha família é muito simples e sou muito irresponsável de pensar o que acontecerá. Minha base de ator é alicerçada no teatro e isso faz com que eu não me sinta deslumbrado. Não tenho Orkut, Facebook, Twitter, nada. Tenho MSN porque uma vez viajei para a França e precisava falar com um amigo que morava lá. Tenho oito amigos adicionados. Não tenho muita afeição com a publicidade que pode ter em cima da minha imagem, mas vou ter de aprender. Fiquei muito receoso e ansioso porque o Fábio não me deixava ver o que ele tinha filmado. Então, eu tinha que confiar no trabalho dele, e dá pra confiar. Mais do que a expectativa sobre o que vai acontecer, de me relacionarem com o Lula, com a política, era como tinha ficado. Só vi o filme pronto em Brasília e depois me tranquilizei. Algumas pessoas falaram mal, outras falaram bem. Tem de tudo.

O que você achou do resultado?
Eu gosto. Eu gosto de cinema. O Fábio disse publicamente que é um melodrama. Não adianta procurar outra coisa no filme. Assumidamente, é um drama. Isso é uma coisa. Tecnicamente, o filme é impecável, a fotografia é linda, a trilha do Antônio Pinto e do Jaques Morelenbaum é muito boa; a direção de arte é fantástica, vide a enchente que eles criaram. E o Fábio tem plena consciência do que está fazendo. Ele fez o filme com o intuito de emocionar. Então, temos que pensar o seguinte: qual é o objetivo do filme? Contar uma história emocionante. É isso o que o Fábio faz e faz com muita qualidade.

Como foi o seu teste?
Fiquei duas semanas fazendo testes e tiveram alguns discursos também. Ele viu o meu material e disse que eu poderia fazer o Lula. Fiquei estudando, lendo, assistindo a vídeos. Ensaiei com os atores, porque estávamos a duas semanas de começar a filmar, sem mesmo saber se eu ia fazer. Fiquei debruçado no material para entender como ele se movimentava, falava, mas sem exagerar, porque foi outra coisa que o Fábio propôs, que não fosse nada caricato. Quando fiz o teste, foi emocionante no estúdio. Esse tipo de personagem é de construção. Eu fiquei um mês sem saber como eu ia fazer o personagem. Eu falei para o preparador de elenco: "(Sérgio) Penna, não tenho a mínima ideia de como vou fazer". Quando você faz uma biografia, ainda mais uma como essa, que não é apenas o presidente mais popular do Brasil, mas o mais popular do mundo, as comparações são inevitáveis. O cara tem quase 80% de aprovação. Eu acredito que quando você faz uma biografia, ainda mais quando o cara está vivo, não adianta que você não será ele, você tem de se aproximar um pouco, mas ser você, se posicionar. O Lula que está impresso no filme é como eu o vejo.

Você não teve contato com ele?
Não, mas já o conheci.

E o que ele te falou?
O Lula é engraçado, bem-humorado, ficou rindo, fazendo piada, disse que não era tão bonito assim, pediu que eu o imitasse e eu disse: "Lula, não sei te imitar". E não sei mesmo.

A barba do filme é sua?
Tudo é meu, a barba, a barriga. (risos) É importante. Eu lembro que tinha dificuldade de amarrar o sapato!

Você não se preocupou em fazer a língua presa.
Não era o objetivo, tinha de ser verossímil. Mas é claro que há pessoas que vão falar sobre a língua presa. Acho que também será difícil que as pessoas vejam o filme como uma obra de arte, antes de qualquer coisa. As pessoas precisam ultrapassar a ladeira íngrime para chegarem do outro lado e assistirem ao filme tranquilamente.

Quem sabe daqui a alguns anos...
O bom do cinema é que é pra sempre. Talvez os meus netos e os seus possam ver assim.

Como foi contracenar com a Gloria Pires, que faz a mãe de Lula?

A Gloria é fantástica. Como atriz todo mundo sabe, está lá neste trabalho e em todos os que ela fez. Mas ela é uma pessoa muito generosa não apenas comigo, com todo mundo. Muito simpática, tranquila. Ela sabia que era meu primeiro filme, a dimensão, a dificuldade e ainda tinha essa carga enorme em cima. Tanto é que foram testados outros atores conhecidos que preferiram não fazer. Tinha desencanado, pois encarei como um presente. Ela, sabendo de tudo isso, me acolheu muito bem, quase como uma forma ritualística. Duas, três horas antes de começar a filmar, eu já estava meio Lula e meio Rui, e ela fez isso também, me chamando de filho. Até hoje ela me chama de filho, mas hoje como um carinho. Ela ficou ao meu lado, me acompanhou.

E com a Cleo, que faz a primeira esposa dele?
A Cleo é muito gente boa e boa atriz também, mas na mesma época das filmagens ela estava gravando a novela, então era muita correria. A gente ensaiou algumas vezes, participamos de algumas conversas com a família do Lula juntos.

Com a Juliana Baroni, que faz a Marisa, você teve mais contato?

Sim, porque ela não estava fazendo nenhuma novela na época, a gente ficou mais tempo ensaiando, construindo aquela cumplicidade entre o Lula e a Marisa que precisa para transpor na tela. Então ela ficou quase um mês aqui em São Paulo.

Quanto tempo durou a filmagem?
Dois meses, durante fevereiro e março deste ano. É um filme grande, foi necessário captar recursos etc.

Recursos para esse filme não faltaram, não é?
Ainda bem! O Lula tem uma história muito popular. O filme passa uma mensagem de superação e é dedicado ao povo brasileiro. Você, como patrocinador, quer atrelar a sua marca a uma mensagem do bem e isso ajuda bastante. Temos de levar em consideração também que estamos falando dos maiores produtores de cinema do Brasil (Luiz Carlos Barreto). Eu adoro todo tipo de cinema, e se eu for enumerar os filmes que mais gosto, tem muitos nacionais. Gosto de cinema bem feito.

Qual foi a cena que mais marcou?
Só vi o que está na tela. Não vi o material que ficou de fora. Para mim a mais difícil foi a que ele perde a primeira esposa e o filho.

Você chora fácil, seus olhos ficam vermelhos...
Não, e isso foi uma coisa importante. O Penna fala disso em uma entrevista. Fiquei um mês sem saber o que fazer, ele me levou para sindicatos, para uma série de lugares para eu encontrar o caminho para começar a fazer o personagem.

Você pensou em desistir?
Não, nunca. Isso acontece comigo no teatro também, é normal. Um dia, assistindo aos vídeos do Lula, liguei para o Penna e disse que tinha descoberto, que são os olhos do Lula, falei para ele que seria no olhar. O Lula é muito emotivo e é nisso que tinha de apostar. Não consigo chorar, chorei poucas vezes na minha vida e no teatro nunca chorei. Por isso que três horas antes eu tinha de estar pronto.


E a cena do estádio com o discurso e a multidão?

Aquela cena é linda. Eu acho que a cena vai entrar para a história do cinema. Não só pelo Lula, mas pela multiplicação da ideia. A Gloria diz que é a sequência do filme. Linda e gostei de fazer.

Quantas vezes você assistiu ao filme?
Acho que umas oito vezes.

Você gosta de política, se envolve com essas questões?
Nunca fui filiado a nenhum partido, nem pretendo. Mas como artista que sou, estudando filosofia, história da literatura russa e alemã, tenho um pouco do comunismo em mim. Tenho um certo encantamento com a história do filme.

Responda se quiser, afinal o voto é secreto: você votou no Lula para presidente?
Sabe por que não respondo, porque a política não é a minha predileção. Prefiro falar sobre o filme. O filme conta a história de um brasileiro que não tem nenhum objetivo político naquele momento, não é filiado a nenhum partido. Se eu responder neste momento sobre o que eu aprecio politicamente, vai dar margem para a discussão política e eu não quero.

Você acredita que vai surgir muita polêmica pelo fato de o filme ser lançado quando o Lula está prestes a entregar o posto de presidente?

Esse filme seria lançado no início de 2009 e acho que seria uma polêmica danada. E se ele fosse lançado em 2011, ia dar uma polêmica... Acho que de qualquer maneira, porque iam dizer que ele estaria pronto para voltar. O Lula tem quase 80% de aprovação. Não é um filme ou qualquer outra coisa que vai mudar a opinião das pessoas. Ele não depende de nenhum tipo de merchandising para ajudar. Além de ele não ser candidato.

É, e nem pode.
Mas por isso que eu digo que o filme é que pega carona na popularidade dele, e não o contrário. Em julho, as pessoas estavam especulando e falando que o filme ia falar sobre a fundação do PT.

E isso nem aparece.
Pois é, as pessoas precisam ver primeiro como uma obra de arte e criticar como uma obra de arte.

O que você espera da sua carreira daqui pra frente?
Eu espero poder trabalhar mais. Se pintasse mais filmes para eu fazer, gostaria de fazer mais. Estou aberto para trabalhar. A única coisa que tenho de concreto é um espetáculo de teatro no início do ano que vamos adaptar do Dostoiévski. Estou há um ano sem fazer teatro, nunca fiquei tanto tempo. E teatro não é só estar em cartaz, é ensaiar. Mas foi bom para mim me dedicar a essa história.

Nenhum comentário: