sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Nova safra 2009

Chegou a hora de começar a pensar nos filmes que vão estrear em 2009. A Warner, por exemplo, adiou o lançamento de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", que deveria ser em novembro de 2008, e passou para 17 de julho de 2009. A sexta aventura do bruxinho tem direção de David Yates, o mesmo responsável pelo filme anterior, "Harry Potter e a Ordem da Fênix", lançado em 2007, e também pelos próximos dois filmes, já que a história do último livro, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", foi dividido em duas partes, com previsão de lançamento em 2010 e 2011.


Outra estréia importante da distribuidora em janeiro é "O Curioso Caso de Benjamin Button", dirigido por David Fincher, que traz no elenco Brad Pitt e Cate Blanchett. Um dos líderes de indicações ao Globo de Ouro 2009, o filme estréia dia 16 de janeiro. Diretor executivo da Warner no Brasil, José Carlos Oliveira acredita que o filme deve ser sucesso de bilheteria. A comédia "Sim, Senhor", com Jim Carrey no elenco, chega aos cinemas em 30 de janeiro.

Com distribuição da Paramount, "Apenas um Sonho", de Sam Mendes, chega no mesmo dia e traz novamente os protagonistas de "Titanic" em uma mesma produção: Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

Em fevereiro, "Gran Torino", dirigido e estrelado por Clint Eastwood (que não atua desde "Menina de Ouro"), estréia dia 6. No mesmo dia, chega às telas "Milk - A Voz da Igualdade", de Gus Van Sant ("Paranoid Park"). Com Sean Penn no elenco, a fita é a biografia de Harvey Milk, primeiro prefeito gay de São Francisco, assassinado na década de 1970.

Na semana seguinte, dia 13, os cinemas recebem "Operação Valquíria", filme estrelado por Tom Cruise e baseado em uma história real que se passou durante a Segunda Guerra Mundial.

Do cinema francês, estréia "A Bela Junie", de Christophe Honoré, o mesmo diretor de "Canções de Amor" e "Em Paris", pela Imovision, em 1o de janeiro. O filme traz novamente, como nos dois filmes anteriores, a parceria de Honoré com o ator Louis Garrel.

"Paris", com Juliette Binoche e Romain Duris, ainda não tem data de estréia definida pela Pandora, mas, de acordo com o Filme B, a previsão é março. O mesmo acontece com "15 Anos e Meio", com o ator Daniel Auteil.

Do cinema nacional, Luiz Villaça é responsável por "O Contador de Histórias", com estréia apontada para 7 de agosto. O longa é uma história real de Roberto Carlos Erasmo, pedagogo mineiro e um dos maiores contadores de história. "Quando tive contato com a história pela primeira vez, achei que ela deveria ser contada no cinema", comenta Villaça.

Animação

Os Estúdios Disney lançam "Bolt Supercão" em 1º de janeiro. A aventura é produzida por John Lasseter, o mesmo de "Toy Story" e uma superprodução que será exibida nos cinemas em três dimensões. Em 1o de julho, o brasileiro Carlos Saldanha lança "A Era do Gelo 3", animação 3-D produzida pelo estúdio Blue Sky e distribuída pela Fox Film.

Da Pixar, "Up - Altas Aventuras" tem direção de Pete Docter, o mesmo que criou o ótimo "Monstros S.A.".

E, por falar em Pixar, o estúdio relança "Toy Story", em 9 de setembro. O filme, que foi o primeiro longa-metragem de animação totalmente feito por computador, em 1995, agora será em 3-D. Mais uma chance de voltar a ser criança e poder levar os pequenos que não tiveram a oportunidade de ver o patrulheiro espacial Buzz Lightyear e o boneco caubói Woody na tela grande.

Nenhum comentário: