terça-feira, 22 de abril de 2008

Balanço do feriado

Aproveitei o final de semana prolongado pra assistir a muitos filmes. Comecei vendo "O Desprezo" ("Le Mépreis"), de Jean-Luc Godard. O filme é de 1963 e traz Brigitte Bardot no elenco. É o típico francês, com final estranho, mas um bom exemplo do que Godard fez em sua carreira.

O que eu não acredito, porém, é que contribuí para a bilheteria de "Super-Herói: O Filme" ("Superhero Movie"). Esta bobagem sem tamanho ultrapassou a marca de 350 mil espectadores em seus primeiros quatro dias de exibição no país. A sessão de cinema até que estava cheia para o domingo a noite. As piadas, que fazem paródia com todos os outros filmes de super-heróis, como "Homem-Aranha", "X-Men", "Quarteto Fantástico" e "Batman", são poucas (a maioria está no trailer). Mas o pior de tudo foi o moleque me chutando o tempo todo e me fez ir sentar no chão (depois eu mudei de lugar de novo).

Entre os melhores foi "Sicko - SOS Saúde", documentário de Michael Moore, o mesmo de "Fahrenheit 9/11", sobre o sistema de saúde pública nos Estados Unidos. Novamente, o cineasta aponta as suas lentes com posição anti-americana e mostra o que os cidadãos daquele país passam para terem uma consulta no médico, cirurgia etc. Mas ele também faz questão de mostrar com outros países tratam os seus contribuintes, como Canadá, Inglaterra, Cuba e, o melhor de todos: França. Isso porque ele coloca americanos para falar da saúde do país onde vivem atualmente e que está posicionado em primeiro lugar no ranking. Aliás, é o país onde eu quero morar: já pensou que, ao ser mãe, a mulher tem uma pessoa - paga pelo governo - até para lavar a roupa? =)

E, para finalizar a noite, o melhor de todos: "Um Beijo Roubado". Se bem que eu prefiro a versão original: "My Blueberry Nights". O filme é escrito e dirigido pelo chinês Wong Kar Wai, o mesmo de "2046" (que eu não vi e o Google me disse que em DVD só tem na Amazon). O longa-metragem conta a história de Jeremy (Jude Law), um rapaz descolado que é dono de um café em Nova York. Ele conhece todos os seus clientes a partir dos seus pedidos por telefone e coleciona chaves que são esquecidas no balcão. Certa noite, ele conhece Elizabeth (a cantora Norah Jones em sua estréia no cinema), uma moça que está desolada pela perda do namorado. Então, sem rumo, ela parte em uma viagem e começa a escrever ao dono do café cartões-postais por onde quer que passe. Também estão no elenco Rachel Weisz (ótima no papel da ex-mulher de um policial alcoólatra) e Natalie Portman (como jogadora de pôquer em cassino).

Blueberry, ou melhor a torta de blueberry, entra quando a moça vai ao café e Jeremy oferece a ela a torta que havia sobrado, aquela que ninguém gosta e é desprezada pelos clientes todos os dias. Não conheço a fruta, nem sei que gosto tem, mas no Pão de Açúcar é vendida como Mirtilo. Uma caixinha de 450g custa R$ 11,85.

Já o nome "Um Beijo Roubado", bem, seria melhor não revelar para não perder a graça, se bem que é justamente o beijo do cartaz de divulgação do filme.

A direção intimista de Wong Kar Wai envolve o espectador e sua primeira produção norte-americana já entra para a lista dos melhores filmes. O chinês concorreu à Palma de Ouro em Cannes, mas perdeu para o romeno de "4 meses, 3 semanas e 2 dias", que também é um filmaço. Difícil escolha...

Em tempo: concordo com o Merten, quando ele escreveu em seu blog durante o Festival de Cannes do ano passado, dizendo que aquele beijo vai entrar para a história do cinema.

Ah, sim, quem quiser experimentar aí vai a receita fornecida pelo distribuidor do filme no Brasil. Não provei, não sei se é boa, mas também não garante que vem com o beijo do Jude Law!

Torta de Blueberry

Ingredientes
Torta
2 ½ xícaras de chá de farinha para bolo
½ xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de manteiga-amolecida
3 gemas
1 colher de chá de raspas de limão
¼ colher de chá de sal

Preparo:
Coloque a farinha numa tigela. Usando um misturador de massa, misture o açúcar e a manteiga, junte as gemas, o limão e o sal. Trabalhe a massa para que tudo esteja bem misturado, mas não trabalhe a massa demais. Descanse a massa por 30 minutos, abra bem fina, com 3mm de espessura. Coloque uma forma untada de 25 cm. Asse no forno a 180ºC por 15 minutos.

Ingredientes
Recheio:
1 ¾ xícara de chá açúcar
¼ xícara de chá de maizena
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga
1 ½ xícara de chá de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
3 xícaras de chá de blueberries
¼ xícara de chá de geléia de maçã

Preparo:
Misture uma xícara de açúcar, a maisena e os ovos em banho-maria, junte a manteiga, o leite e a baunilha, cozinhe até ficar um molho grosso. Coloque em uma fôrma. Combine o açúcar restante com as blueberries. Espalhe sobre o recheio de creme, volte ao forno e continue a assar por 25 minutos. Retire do forno, esfrie. Aqueça a geléia de maçã, pincele as blueberries e coloque na geladeira.

Nenhum comentário: