quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Encontro ao Acaso


Não dá para dizer que o primeiro trabalho de Joey Lauren Adams como diretora é uma obra-prima. No entanto, há de se falar que ela não faz feio. Sua estréia do outro lado da câmera (um de seus últimos trabalhos como atriz foi em "Separados Pelo Casamento") acontece em "Encontros ao Acaso" ("Come Early Morning"), longa-metragem que chega a poucas salas de cinema nesta sexta-feira, dia 31 de agosto.
O enredo conta a história de Lucille Fowle (Ashley Judd), uma moça que vive no interior dos Estados Unidos e, por ter presenciado tantos maus exemplos na vida, está longe de ter o comportamento ideal de uma garota de sua idade. Lucy tem um forte sotaque sulista, dirige uma caminhonete, trabalha com construção, mas não perde a chance de ir ao bar da cidade encontrar os rapazes e jogar bilhar. Mas é quando se embriaga que começa a se autodestruir, ir a encontros únicos e não se imaginar tendo um relacionamento sério.
Isso porque tudo o que teve na vida foram péssimos exemplos vindos de seu pai (Scott Wilson), que não dá a mínima para ela, foi músico em sua juventude e atualmente freqüenta uma nova igreja aos domingos. Seus avós também oferecem péssimos exemplos quando o assunto é relacionamento, uma vez que a esposa só reclama do marido. Este é um dos motivos pelos quais Lucy não enxerga nenhum motivo aparentemente positivo para se casar.
Quando arruma encrenca no bar que freqüenta ao tentar defender o pai, Lucy conhece Cal Percell (Jeffrey Donovan), um novo morador da cidade, que se entrega de bandeja e começa a ver em Lucy a menina encantadora que existe por trás da máscara rude em que ela se esconde.Com roteiro escrito pela própria Joey Lauren Adams, o filme volta no tempo com imagens de locais nada modernos, mas ao mesmo tempo conta uma história contemporânea. As moças vestem roupa do campo, ou seja, a boa e velha calças jeans, e a música que sai da vitrola e do jukebox é a country.
Ashley Judd consegue mostrar, com sua interpretação, a personagem que o filme precisa. No entanto, a fita perde um pouco quando não conta muito sobre os outros personagens e repete a história, fazendo com que o enredo fique um tanto cansativo da metade para o final. "Encontros ao Acaso" é um longa que vai fazer as moças, principalmente, pensarem sobre o caminho que escolheram e escolhem a cada dia: esperar o príncipe encantado ou sabotar o encontro?, trabalhar e pensar na carreira ou ser a dona de casa exemplar?, compartilhar momentos bons com a família ou se entediar com as brigas? Lições para a vida inteira.

Nenhum comentário: